quarta-feira, 9 de junho de 2010

The best of media, ops... mídia!



Me prometi que estruturaria o meu próprio texto. Mas este está tão perfeito, que vai rolar o ctrl c + ctrl v!

Agência de Publicidade por dentro da Mídia - Marcos Oliveira | casadogalo.com

'Que espinhoso falar de Mídia com tantos canais de troca de informação que existem hoje. Melhor ser didático primeiro, ok?

Da Wikipédia:
“No Brasil, o termo mídia foi criado a partir do aportuguesamento do inglês “media”, para designar a função, o profissional, a área, o trabalho de mídia ou o ato de planejar, desenvolver, pensar e praticar mídia, nas agências de publicidade.

Isto aconteceu porque até o final da década de 60, nas agências de publicidade, a área era chamada de “departamento de media”, com a grafia inglesa. E eram comuns brincadeiras jocosas que as pessoas faziam misturando “trabalhar em media”, com a expressão pejorativa “fazer média”.

Em parte por isso, e de outra parte, para especificar melhor o significado do termo dentro do mercado publicitário, ao formarem o Grupo de Mídia São Paulo – cuja primeira reunião aconteceu em 15 de agosto de 1968 –, seus fundadores tiveram a feliz idéia de adotar o “i”, aportuguesando a palavra para “mídia”. O mercado relutou um pouco para assimilar essa forma, mas em meados dos anos 70 até o anuário da editora Meio & Mensagem já saía grafado como “Anuário de Mídia”.

Vários anos depois, nos artigos que escrevia para a Folha de S. Paulo, de Nova York, o jornalista Paulo Francis passou a escrever “mídia” ao se referir à grande imprensa, que abriga os grandes veículos com reconhecida influência na população e nos governos. E depois, passou a usar “mídia” para os meios de comunicação em geral.

Não demorou muito para que toda a imprensa brasileira, tanto os jornalistas bem conceituados, como também apresentadores de auditório e artistas, passassem a se referir aos meios de comunicação como “a mídia”. E com a popularização da informática, hoje o termo também é usado até para designar os discos de CD e DVD.”

E mais:
“Para melhor compreender o que significa a mídia no processo da publicidade contemporânea, seria interessante apresentar a sua origem. Mídia é o plural da palavra médium, que em latim significa meio. Foi adotada pelos norte-americanos (media), e posteriormente incorporada à língua portuguesa como “Mídia”. A Mídia é absolutamente parte integrante do processo mercadológico e podemos dizer que, se a propaganda é uma função de marketing, a Mídia, por sua vez, é função da propaganda.
Deve ser entendida como investimento para geração de resultados.

Dentre tantas funções, podemos sintetizar que sua função básica é propor caminhos para que a mensagem chegue ao público-alvo. Porém com o passar do tempo, essa tarefa se tornou bem mais complexa, exigindo do profissional um conhecimento mais específico e aprofundado dos diversos meios de comunicação.”

Legal, agora não preciso mais falar sobre isso e seguir diretamente para o coração da profissão de mídia e dizer: Mídia é referência.

A Mídia é o Google Maps da criação. Ela solidifica a idéia mais doida dos criativos do texto e da arte, contextualiza o conceito e determina o meio real da expressão criativa na forma de anúncios de revista, out-door, comerciais, sites, blogs e por aí vai. E para isso é preciso ter um repertório imenso de informação armazenada. Na cabeça do profissional de Mídia, arquivos e mais arquivos de dados aguardam com ansiedade o momento de serem colocados no seu lugar (meio) para gerar esultados (buzz, vendas). Para que isso aconteça, é preciso referência.

Se o meio é a mensagem (sem trocadilho), cabe ao Mídia estabelecer com a criação a forma de como isso vai chegar até os cinco sentidos do público-alvo. Muitos criativos, infelizmente, reduzem o papel da Mídia. Existe uma tendência a considerar o profissional de Mídia um pragmático que só está interessado em números, etc. Realmente existem alguns que agem assim e o resultado é a Mídia burra que confunde, não comunica e vende pouco.

Eu prefiro pensar naquele parceiro de Mídia que reconhece a idéia criativa e luta para que vire uma peça decente, mesmo com verba curta, que esteja do lado da criação (e não dá turma do enxuga-orçamento) e que faça sugestões de inserção conscientes do potencial de vendas e resultados de uma Campanha que pode ser arriscada. Você conhece um Mídia assim?

Jogo rápido: se você está decidindo em qual área atuar em uma agência, dê uma chance para Mídia. Todo mundo quer ser redator, diretor de arte, blá, blá, blá. Seja Mídia. E busque referência. Nada melhor do que não ter que explicar ao Mídia que aquela idéia foi inspirada pelo quadro tal, o diretor sueco tal ou a música aquela. Ele sabe. E ele sabe porque é Mídia. E a boa Mídia é show. Sempre.'

Perfect. Eu sou mídia. E quero ter sempre mais referência.

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